GESTÃO – PRINCIPAIS TÉCNICAS

GESTÃO – PRINCIPAIS TÉCNICAS

tecnicas-de-gestãoMuitas são as técnicas de gestão de projetos. São matrizes, padrões, ferramentas e processos variados. Cada um dos caminhos pode ser escolhido de acordo com a expertise de quem vai gerenciar ou por tipo de projeto a ser executado. Mas aqui vou falar rapidamente das principais e mais conhecidas.

O PMBOK – Project Management Body of Knowledge, é um dos mais conhecidos no processo de gestão e começou sua ação nos EUA. É administrado pelo PMI – Project Management Institute. O não tão famoso mas também interessante PRINCE2™, Projects IN a Controlled Environment, foi criado na Inglaterra e tem abordagens muito pontuais para a gestão. Tem ainda o padrão criado pela ISO, o 10006-ISO, e alguns outros.

O Project Model Canvas é uma metodologia para gestão, mais recente, desenvolvida por José Finocchio Junior. Ele criou o método através de sua expertise em projetos. Seu trabalho, publicado em um livro muito usado atualmente, é um conjunto da adaptação do PMBOK com o modelo Canvas. O Businees Model Canvas foi  criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur a principio para desenvolvimento de Startups e hoje amplamente usado. Você pode conferir aqui neste post mais sobre o Business Model Canvas e sua aplicação em projetos.

Também tem o SCRUM. Este é um dos que tem ganho muita visibilidade atualmente. A principio usado exclusivamente em processos de desenvolvimento de software. Mas a cada dia vai sendo reestruturado e adaptado para aplicações em projetos das mais diversas áreas. Principalmente projetos de alta complexidade ou sem um escopo estritamente definido e certo. A gestão é feita por etapas cumpridas.

Há metodologias, que a principio não foram criadas para gestão de projetos, mas são muito aplicadas. O Kamban, metodologia desenvolvida pela Toyota, é usada por trabalhar com cartões visuais, simples e diretos, para controle de atividades. O PDCA, também desenvolvida no Japão após a segunda guerra, trata da identificação e solução de problemas de forma contínua. E outras como a BSC e a GDP que trabalham nas questões de desempenho.

Em outro post falei sobre os Modismos da administração. Mas para o futuro vou escrever sobre cada um destes métodos e padrões. Principalmente exemplificando a utilização em projetos e principalmente em projetos na nossa área.

São muitas as possibilidades. A cada dia tem novidades que são adaptadas. Além é claro das que estão a todo momento sendo criadas exclusivamente para gestão de projetos. Não se importe com a moda ou com o que é mais ou menos usado. O importante é achar o caminho que mais te ajudará a alcançar o escopo.

Se você gostou dá uma curtida e comente também. E como sempre compartilhe pois o conhecimento tem que circular.

#PRACEGOVER a imagem do texto tem várias placas triangulares misturadas. Umas dizendo “sim” e outras dizendo “não”. Faz alusão às várias opções que temos e as respostas que damos. 

Este post tem 4 comentários

  1. Sou Professora da UFC , digo infelizmente aoosentada, pois amo qeu fazia pesquisa e ensino sobre Alhas Marinhas. Mesmo sendo de área bem diferente elaborei vários Projetos para o CNPQ , há tempos idos os quais eram simplificados..
    Hoje , tenho lido muito e participado de reuniões onde fala de novos métodos. Dessa forma agradeço as informações que têm recebido as quais tem me ajudado, embora tenha que tentar muitas vezes.
    Grata pelos informes . Atenciosamente, Profa Francisca Pinheiro

    1. Olá Francisca,
      que bom que tem gostado. Espero ter cada dia mais informações que te ajudem. Obrigada. Um beijo e boa sorte nos novos conhecimentos. Logo estará craque. 😉

  2. Excelente o texto, muitas são as técnicas e ferramentas para uma gestão de projetos de excelência.

    1. Wendel, que bom que gostou. Aos poucos vou publicar mais posts descrevendo as tecnicas. Abração.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel